Vazio Sanitário da Soja inicia este mês

Data: 05/06/2012

O vazio sanitário da soja é um período de 90 dias, compreendido entre 15 de junho e 15 de setembro, no qual deve haver a ausência de plantas vivas de soja no campo, colaborando desta forma no manejo da doença denominada ferrugem asiática da soja, permitindo a quebra do ciclo de reprodução deste fungo e evitando o aparecimento precoce da ferrugem durante a safra.

O vazio sanitário atende ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, estabelecido atualmente em diversos estados brasileiros e foi instituído no Estado do Paraná através da Resolução 120/2007 da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), que delega atualmente a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) o acompanhamento e fiscalização das determinações da referida resolução.

A resolução 120/2007 da SEAB dispõe também sobre o transporte do grão de soja no território paranaense, determinando que os transportadores efetivem medidas que impeçam a queda destes grãos de seus veículos, evitando assim que os grãos venham a germinar ao longo das estradas paranaenses e se transformarem em plantas que venham a manter o ciclo reprodutivo da Ferrugem Asiática no período do vazio sanitário.

O Eng. Agrônomo Ricardo Moraes Witzel Fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR comenta que para os agricultores o vazio é de fundamental importância, pois colabora no retardamento da ocorrência da ferrugem asiática nas lavouras, sendo que caso a doença se estabeleça precocemente poderá trazer prejuízos as lavouras.

O Fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR ressalta que é de fundamental importância que os agricultores colaborem erradicando as plantas vivas de soja até a data de 14 de junho de 2012, e também informa que aqueles que quiserem efetuar denúncias quanto a existência de áreas que possam proliferar a doença, podem realizá-las em qualquer unidade da ADAPAR/SEAB da Região de Toledo, ou via telefone, sendo que em ambos os casos o nome do denunciante será mantido em sigilo.

ADAPAR - Toledo (45) 3378-2355

Aqui Agora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste