Paraná inicia nesta sexta-feira período de vazio sanitário da soja

Data: 12/06/2012

Na próxima sexta-feira começa a vigorar no Paraná mais um período de vazio sanitário para o plantio de soja. O período segue até dia 15 de setembro. Durante este tempo, não deve haver nenhuma área plantada e nem restos de culturas em lavouras, estradas e carreadores.

A medida é adotada pela Secretaria de Estado da Agricultura com a finalidade de evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática, que causa danos econômicos expressivos para as lavouras. O monitoramento e a fiscalização sobre o cumprimento da medida ficarão a cargo da Agência de Defesa Agropecuária, a Adapar.

De acordo com a engenheira agrônoma da Adapar, Maria Celeste Marcondes, devem ser eliminadas até mesmo as plantas que crescem de forma voluntária. Produtores rurais que não seguirem as normas poderão receber penalidades que vão desde advertências até multas, variáveis entre 50 a 5 mil reais, conforme prevê a lei estadual.

Os produtores também ficam sujeitos à interdição da propriedade agrícola e vedação do acesso ao crédito rural. De acordo com a Secretaria da Agricultura, no ano passado foram lavrados somente 47 autos de infração, correspondentes a uma área de aproximadamente mil hectares em que os fiscais constataram a existência de plantas de soja durante o vazio sanitário.

A ferrugem asiática é uma doença muito agressiva que reduz drasticamente a produção nas lavouras.

Fonte: AE Notícias


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste