Presidente paraguaio enfrenta impeachment

Data: 21/06/2012

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi acusado pela Câmara dos Deputados de exercer seu governo de maneira "imprópria, negligente e irresponsável", na ata que pede seu impeachment, apresentada ao Senado, que decidirá nesta sexta-feira (22) se ele deve ser afastado.

"O presidente Fernando Lugo Méndez incorreu em mau desempenho de suas funções em razão de ter exercido o cargo que ostenta de maneira imprópria, negligente e irresponsável, trazendo o caos e a instabilidade política a toda a República", destaca o documento.

O chefe de Estado tem gerado "constante confrontação e luta de classes sociais, que como resultado final trouxe o massacre entre compatriotas, fato inédito nos anais da nossa história desde a independência nacional, em tempo de paz".

O documento se refere à morte de 11 trabalhadores sem-terra e 6 policiais em um confronto armado na sexta-feira passada, em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, durante a desocupação de uma fazenda.

"O mau desempenho de suas funções aparece em sua atitude de desprezo pelo direito e pelas instituições republicanas, minando os cimentos do Estado Social de Direito proclamado em nossa Carta Magna".

O advogado Mario Elizeche, ex-defensor do presidente Raúl Cubas, destituído em 1999, qualificou o pedido de impeachment de "paródia".

"É impossível estabelecer uma defesa em 24 horas. A defesa tem que estar preparada devidamente" "Nem nos tribunais de sangue se recorre a este tipo de julgamento sumário, onde se estabelece os prazos em horas. Qual é a necessidade de se fazer um julgamento à beira da ilegalidade"?

O artigo 225 da Constituição paraguaia, que data de 1992, estabelece o direito do Senado de analisar o impeachment do chefe de Estado e dos ministros da Suprema Corte de Justiça.

A ata de acusação adverte que a permanência de Lugo na presidência coloca em "grave risco a convivência pacífica do povo paraguaio e a vigência dos direitos e das garantias constitucionais".

"Está amplamente justificada a acusação contra o presidente Fernando Armindo Lugo Méndez na Honrada Câmara de Senadores por mau desempenho de funções".

Lugo foi eleito no dia 20 de abril de 2008 e assumiu a presidência em 15 de agosto deste ano, para concluir seu mandato em 15 de agosto de 2013. As eleições presidenciais estão marcadas para 23 de abril de 2013.

Yahoo! Notícias


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste