Itaipu abre vertedouro após chuvas e cheia do Rio Paraná

Data: 22/06/2012

Pico de vertimento de água deve ser no próximo domingo (24). São 21,5 mil m³ de água por segundo; visitantes acompanham espetáculo

A- A+
O vertedouro da Itaipu Binacional está aberto desde domingo (17) e na quinta-feira (21) despejou 21,5 mil metros cúbicos de água por segundo. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

O vertedouro da Itaipu Binacional está aberto desde domingo (17) e na quinta-feira (21) despejou 21,5 mil metros cúbicos de água por segundo. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Uma das três calhas do vertedouro da Usina de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está aberta desde domingo (17) devido à cheia do Rio Paraná, que abastece a hidrelétrica. Assim, o volume de água do rio que entra no reservatório é mais do que o necessário para movimentar as turbinas geradoras de energia e o excedente é jorrado.

De acordo com a Itaipu, na quinta-feira (21) o vertedouro jorrou 21,5 mil metros cúbicos de água por segundo. O excedente despejado é resultado do volume de chuvas que atingiram principalmente a região leste e sudeste do Paraná, neste mês de junho.

O vertedouro foi aberto pela primeira vez este ano em janeiro, e ficou aberto por 16 dias. Voltou a ser aberto em oito de junho e fechou cinco dias depois. Agora, não há previsão para que ele volte a ser fechado, mas a usina acredita que o pico de vertimento seja no próximo domingo (24).

Os turistas que visitam o Complexo de Itaipu podem acompanhar de perto o espetáculo que o volume de água proporciona. A água despenca pelo vertedouro de uma altura de 43,7 metros, e ao cair no Rio Paraná, abaixo da usina, também provoca uma neblina e, em dias de sol, o fenômeno do arco-íris, e encanta os visitantes já que na maior parte do ano o vertedouro está fechado.

Recorde de produção de energia

O acúmulo de água também influencia na geração de energia. A hidrelétrica espera atingir nesta sexta-feira (22) um novo recorde histórico para o acumulado de um primeiro semestre. A geração deve ser superior aos 47,8 milhões de megawats-hora (MWh).

Segundo Itaipu, esse volume de energia seria suficiente para suprir por três anos e um mês as atuais necessidades de consumo de energia elétrica do Brasil inteiro por 34 dias.

Em 2008, ano do recorde histórico, foram produzidos, de janeiro a 21 de junho, 45.445.157 MWh. O índice deste ano já é 5% superior.

Fonte: G1 Paraná




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste