Justiça proíbe extração de areia na região: Produto pode faltar na construção civil

Data: 03/07/2012

Mineradoras da região Oeste e Noroeste do Paraná paralisaram as atividades após a Justiça proibir a extração de areia às margens do Rio Paraná, na zona de amortecimento do Parque Nacional de Ilha Grande, entre Guaíra e Icaraíma.

A comercialização do produto foi suspensa ontem e deve faltar areia para a construção civil nos próximos dias. Na última quinta-feira, dia 26, o Tribunal Regional Federal, TRF, com sede em Porto Alegre, concedeu uma liminar suspendendo a atividade de 4 empresas da região de Guaíra.

Na mesma semana, a Justiça de Umuarama também acatou o pedido, com base em outra ação de mesma natureza, dirigida a outras sete empresas situadas no Noroeste. A decisão da Justiça atende a um pedido do Procurador da República de Umuarama, Robson Martins.
Ele é autor das duas ações cíveis públicas que apontam irregularidades na extração da areia.

O procurador argumenta que as empresas não atendem aos requisitos legais para a prática do serviço. Uma das principais irregularidades tem a ver com a distância do rio, segundo Martins. As empresas deveriam fazer a extração no mínimo a 100 metros da margem do Rio Paraná, mas não respeitam esse limite.

Com o tempo, montes de areia começam a se formar, o que impede o surgimento de mata ciliar. Martins diz ainda que chegou a fazer várias reuniões com as empresas, tentou fazer um termo de ajustamento de conduta, mas não houve acordo. Segundo ele, é muito sério o que está acontecendo.

As mineradoras acionadas são as principais fornecedoras de areia para as regiões Oeste, parte do Noroeste e Sudoeste do estado.
O presidente da Associação dos Mineradores de Areia e Pedra do Rio Paraná, Amaripa, Walter Andreis, diz que as empresas trabalham com licença ambiental, alvarás e dispõem de pareceres técnicos. Ele considera a ação absurda porque existem empresas operando na região há 40 anos.

Ele diz que as empresas tem todos os licenciamentos ambientais e alvarás. A Amaripa pretende entrar com recurso para reverter a decisão.

(Ricardo Santos/RGL)


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste