Sem atuar há oito dias, mineradoras de areia temem por demissão em massa.

Data: 12/07/2012

Mineradores e empresas da cadeia da construção civil do Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná contam as horas para ter acesso á decisão final do 4ª Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, sobre um pedido de reconsideração do despacho que proibiu a extração de areia no rio Paraná na região de Guai­ra.

A sentença proibindo a retirada do material foi dada há oito dias e atende a uma solicitação do procurador da República de Umuarama, Robson Martins. A alegação da Justiçaa é de que a extração da areia estaria trazendo danos ambientais ao parque que forma o complexo de Ilha Grande.

Sem poder trabalhar, cinco mineradoras da região de Guai­ra e de Terra Roxa enfrentam os seus piores dias. Essa é uma crise séria que, caso não seja resolvida a partir do bom-senso e logo, vai desarticular um setor que tem trabalhado para se estruturar nos úlltimos 40 anos, informa Diocler Dagostini, que pertence a uma das tradicionais famílias de mineradores de Gu´i­ra.

Duas mineradoras de Guai­ra e três de Terra Roxa dão ocupação e renda a 200 trabalhadores. Os reflexos da falta de areia começaaram a ser sentidos em Guai­ra e cidades vizinhas. Grandes obras já¡ foram paralisadas e algumas empreiteiras e lojas de materiais de construção também falam em demissão, segundo o presidente do Sinduscon/Oeste, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, José Luiz Parzianello.

Noventa e cinco por cento da areia extraida em Guai­ra e Terra Roxa atendem o Paraná, basicamente Oeste e Sudoeste, os mais afetados pela decisão judicial até agora. Juntas, as mineradoras extraem, em média, 100 mil metros cúbicos de areia por mês.

Arnaldo Santos com inf/Jean paterno/O Paraná.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste