Atirador mata 12 pessoas em exibição de ‘Batman’ nos EUA

Data: 21/07/2012

Testemunhas dizem que o atirador estava mascarado e jogou uma bomba de gás lacrimogêneo antes de abrir fogo contra a multidão
O FBI identificou James Holmes, 24 anos, como o homem suspeito de ser o atirador mascarado que abriu fogo em um cinema lotado da cidade de Aurora, na região metropolitana de Denver, nos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira.

O ataque, que resultou na morte de pelo menos 12 pessoas e deixou outras 50 feridas, inclusive um bebê de três meses de idade, aconteceu durante a aguardada estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas ressurge.
Inicialmente, foram relatadas as mortes de 14 pessoas, mas o número foi corrigido pelas autoridades por volta de 6 horas locais (9 horas em Brasília).

Holmes vestia um colete à prova de balas e foi preso pela polícia local em um estacionamento próximo ao cinema. Com ele, a polícia encontrou um rifle e uma pistola. O ataque ocorreu na premiére do filme, que teve início à meia-noite na sala 16 do Cinema Century, localizado no shopping center Aurora, no bairro de mesmo nome, em Denver.
Testemunhas dizem que o atirador – que usava roupas pretas e uma máscara – lançou uma bomba de gás antes de abrir fogo contra a multidão.

A área no entorno do cinema foi isolada após o massacre causado por um atirador. O chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, disse ter prendido um suspeito, um homem de cerca de 20 anos, em um estacionamento perto do cinema. Ele carregava um fuzil e uma pistola, mas a polícia disse acreditar que outras armas tenham sido deixadas no cinema.
O FBI (a polícia federal norte-americana) se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

Cenas de horror

Jornalistas e testemunhas contam que o ataque começou cerca de 30 ou 40 minutos após o início da sessão, e que muitos achavam que os tiros faziam parte do filme. - Eles (a plateia) primeiro acharam que era parte do filme, depois, que fosse alguma espécie de brincadeira. De repente todos começaram a se jogar no chão, e a correr para fugir do cinema – contou à agência inglesa de notícias BBC Brenda Stewart, da rádio norte-americana KOA News.

Uma mulher identificada como Pam, que estava na sala atacada, disse que o atirador entrou pela porta à direita, perto da primeira fila. – Ele atirou um cilindro para o alto, então comecei a ouvir o ‘bang, bang, bang’ de um revolver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia – disse ela.

Outra testemunha contou à rede de TV norte-americana CNN que “o atirador subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente”. O médico Frank Lansville, do Centro Médico Aurora, disse ter recebido 15 pessoas na emergência local, 12 vítimas de tiros e três, de exposição a elementos químicos.

Obama se diz ‘chocado’

Horas após o ataque, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu um comunicado lamentando a matança e dizendo que ele e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, estavam “chocados e entristecidos”.
– Estamos diante de momentos de escuridão, de desafio, e precisamos ficar unidos como uma só família norte-americana. Todos temos que ter os moradores de Aurora em nossos pensamentos e em nossas preces – diz a nota.

Correio do Brasil/com agências - de Brasília


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste