Ex-prefeita é condenada a devolver dinheiro desviado há mais de 20 anos

Data: 03/05/2012

A ex-prefeita do município de Santo Antônio dos Lopes, do Maranhão, Alzira Barros de Melo, foi condenada pela Justiça Federal a devolver verbas públicas desviadas para sua própria conta. Segundo o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF), que denunciou o caso à Justiça em 2000, a ex-prefeita desviou dinheiro de recursos públicos referentes a convênios firmados com o Fundo Nacional da Educação (FNDE), com o Ministério do Interior e com o extindo Ministério da Ação Social, entre os anos de 1989 e 1992. A ação foi julgada pela 3ª Vara Federal.

Segundo a ação de improbidade administrativa, a Secretaria de Controle Interno do Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União (TCU) constataram irregularidades nas contas apresentadas pela ex-prefeita, referentes aos convênios ajustados com a União e o município de Santo Antônio dos Lopes.

Na investigação de um dos convênios, a delegacia do Ministério da Educação no Maranhão comprovou, após uma vistoria, que a construção da unidade escolar prevista no ajuste não foi realizada. Além disso, a auditoria de tomada de contas especial constatou o desvio de parte da verba para a conta de titularidade da ex-prefeita.

Nos dois convênios celebrados com o Ministério do Interior, a prestação de contas apresentada pela então prefeita foi incompleta e incompatível com a movimentação da conta corrente específica dos ajustes. Os convênios tratavam da implantação de infraestrutura hídrica permanente e da construção de terminal rodoviário em Santo Antônio dos Lopes.

Já no convênio celebrado com o Ministério de Ação Social, para a construção de 50 casas populares no município, a auditoria realizada na prefeitura de Santo Antônio dos Lopes constatou o desvio de parte dos recursos para a conta bancária da ex-prefeita.

Na sentença, a Justiça Federal julgou necessário o ressarcimento diante da culpa da gestora em não prestar contas da verba repassada ao município. Alzira de Melo deverá devolver o dinheiro em valor corrigido e atualizado, que à época era de Cr$ 140.560.635,00 e NCr$ 300.000,00.

Fonte: G1


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste