Sanepar apresenta plano de Saneamento para Terra Roxa

Data: 03/05/2012

O Engenheiro da Sanepar explicou aos presentes que o projeto atenderá inicialmente a região central da cidade e os bairros Parque Verde, Moradia dos Trigais, Padovani, Halaby, Boa Vista, Jardim Alvorada I, Jardim Alvorada II, Delfino I, Delfino II, Delfino III, Jardim Europa e Residencial Ganancim, atendendo 8.142 habitantes em 2.600 ligações realizadas.

A estação de tratamento de esgoto terá capacidade de tratamento de 20 litros por segundo , com 02 estações elevatórias, 53.000 metros de rede coletora de esgotos, 2.100 metros de linha de recalque e 1.850 metros de emissário final.

A realização do processo de tratamento de esgotos tem como finalidade a coleta e remoção rápida e segura das águas residuárias, eliminação da poluição, disposição sanitária dos efluentes,redução/eliminação de doenças de transmissão hídrica, controle da estética do ambiente, melhoria das condições de conforto e bem estar e preservação dos recursos naturais, valorizando as propriedades e promovendo o desenvolvimento industrial e comercial. O investimento no tratamento de esgoto pode significar um grande salto para o desenvolvimento da infra-estrutura requerida para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população. Assim, a coleta, o tratamento e a disposição ambientalmente adequada das estações de tratamento de esgotos são fundamentais.

Portanto, o tratamento de esgotos é importante por conta da grande quantidade de resíduos produzidos nas cidades e que não podem ser jogados em qualquer lugar, pois impossibilitariam a natureza de fazer uma rápida decomposição causando várias doenças, por isso é necessário as estações de tratamento que aceleram este processo devolvendo a água ao ambiente com menores quantidades de poluentes.

A Sanepar estará investindo 12 milhões de reais na instalação da rede e construção da estação de tratamento atendendo inicialmente 67% da população da área urbana do município.

O Prefeito Donaldo Wagner esteve presente na reunião e comentou sobre a importância da instalação da estação de tratamento de esgoto na cidade, beneficiando as residências , a área comercial e industrial que necessitam desta melhoria para a destinação correta de resíduos, sem contar com a possibilidade de novos investimentos imobiliários de grande porte que obrigatoriamente necessitam da rede de esgotos implantada para sua construção. Donaldo lembrou aos presentes sobre sua luta desde o ano de 2005 para que este beneficio se tornasse realidade em Terra Roxa, por diversas vezes estive em Curitiba visitando o Presidente da Sanepar, cobrando a implantação da rede, tendo em vista a necessidade deste beneficio a população.

O inicio das obras tem um prazo de aproximadamente 1 ano tendo em vista que o recurso para sua execução está garantido faltando agora os tramites licitatórios para a empresa que executará os serviços de implantação da rede e estação de tratamento.

PMTR






voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste