Termina nesta quarta prazo para obter ou regularizar título de eleitor

Data: 09/05/2012

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para as eleições municipais de outubro. Eleitores que tiverem interesse devem procurar o cartório eleitoral de sua região. O Tribunal Superior Eleitoral afirmou que cartórios eleitorais de cada cidade vão decidir se atenderão em horário especial.

Segundo a legislação, devem pedir a regularização do título os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições (cada turno conta como uma). Quem não regularizar a própria situação terá o título cancelado, ficando proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até o acerto da situação.

A retirada do título de eleitor é obrigatória para maiores de 18 anos que ainda não tenham cadastro eleitoral e facultativo para os maiores de 16 anos. É preciso levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência.

O TSE oferece serviço de atendimento pela internet para tornar mais rápido o processo de quem vai tirar o título. Antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição no site do tribunal (www.tse.jus.br). Depois só precisa ir às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o documento.

Termina também nesta quarta o prazo para quem quiser pedir a transferência de domicílio eleitoral ou mudança de zona eleitoral dentro da mesma cidade. Eleitores com deficiência ou dificuldades de mobilidade podem pedir a transferência para a zona eleitoral especial.

Fonte: G1


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste